Runner da Semana - Guilherme Torres

19:57 Rafaela Marreiros 0 Comments


Olá pessoas! 
O runner da semana é o Guilherme Torres, fundador do site runadvisor, que tem como foco avaliar competições de corridas nacionais e internacionais. Maratonista e participante ativo de corridas de rua, Guilherme compartilha conosco sua experiência de participar da meia maratona de Amsterdã, sua ideia genial de criar um site, onde as pessoas pudessem avaliar as corridas em que participam e assim compartilhar com outros corredores suas impressões a respeito, e, claro suas histórias com esse maravilhoso e desafiante esporte que é a corrida!

Sua primeira maratona, a de Porto Alegre.

O que te motivou a começar a correr e há quanto tempo você corre?
Comecei a correr quando fui morar no interior do Pará, numa cidade chamada Parauapebas, em 2012. Via meus amigos saindo para correr e decidi acompanha-los. Era bem difícil, não conseguia correr nem 500 metros, não tinha um tênis bacana, corrida de camisa de algodão.

Você é o fundador do site Run Advisor, onde o foco é a avaliação de corridas de rua ao redor do Brasil e do mundo. Achei sua ideia de “utilidade pública”, para nós corredores é muito bacana, já que, em meu caso estou à procura da minha primeira meia maratona, e posso dizer que seu site está me ajudando e muitooo a encontrar a ideal para mim. Como surgiu essa ideia de avaliar as corridas de rua e como funciona essa avaliação?
Tenho visto inúmeras ferramentas de avaliação de produtos e serviços na internet. É possível avaliar restaurantes, hotéis, vinhos, livros, entre outros. A avaliação é um canal de comunicação entre cliente e fornecedor incrível. Ela serve para registrar qual foi a percepção que o cliente teve do serviço prestado. Quando pagamos para participar de uma corrida, nós somos consumidores daquele serviço. Portanto, queremos a melhor qualidade de todo o serviço que a corrida se presta a fazer: site para inscrição, local de retirada do kit, localização do percurso, horário da largada, qualidade do kit do corredor, organização da corrida em geral. A ideia do RunAdvisor é justamente abrir espaço para que os corredores avaliem as corridas que participaram. Essas avaliações serão vistas por corredores e organizadores e esperamos que a qualidade das corridas melhore e que os corredores tenham uma melhor experiência no momento da corrida.
Inauguração do site runadvisor.
Das competições, as quais já participou, qual foi a que você mais gostou e a que menos gostou, de acordo com os critérios utilizados para avaliar as competições?
A primeira prova que participei foi uma das piores. Tanto pela minha falta de preparo quanto pelo percurso escolhido pela organização. A corrida se chama Desafio das Matas e acontece em Belo Horizonte. São inúmeras subidas e descidas muito íngremes, em locais com paralelepípedos ou sem asfalto. Em alguns momentos era impraticável tentar correr.
A última corrida que participei foi a mais legal de todas: a meia maratona de Amsterdam. Organização impecável, coisas que não vemos aqui no Brasil: aplicativo de celular específico para a prova, possibilidade de comprar OU NÃO a camisa ou qualquer outro item, agendamento de tour pela cidade, passeio de ônibus, bicicleta, feira de artigos esportivos enorme, cheia de novidades! Fora isso, o clima foi incrível porque ao longo dos 21kms havia pessoas na rua gritando e torcendo pelos corredores. Isso motiva demais! Foi incrível participar desse prova.

Meia Maratona de Amsterdã.

Como um corredor de rua, o que te fascina mais ao participar de uma prova?

O momento que mais me emociona é a linha de chegada. Pode ser uma prova de 5k ou de 42km, todo mundo vai no limite! Sempre que cruzo a linha de chegada fico emocionado e é quase impossível conter as lágrimas. Acho a corrida um esporte lindo! Não existe vencedor ou perdedor. É cada um contra si, testando os seus próprios limites.  


Maratona de Porto Alegre

Existe alguma competição, em especial, a qual deseja participar? Por que?
Quero participar da Maratona de Nova Iorque! Vou tentar me inscrever nesse ano mas é bem difícil conseguir uma vaga. Na primeira vez que visitei Nova Iorque, eu estava lá no dia da maratona. Estava muito frio e quando foi chegando perto das 2 da tarde, as ruas e metrôs estavam lotados de pessoas com a medalha no peito, embrulhados com uma manta laranja que era distribuída após a prova pra turma se esquentar. Eu olhava para as pessoas e imaginava o que eles estavam pensando e sentindo: acabavam de completar a maratona mais famosa do mundo! Desde esse dia fiquei com uma vontade muito grande de participar dessa prova.

Como você avalia as corridas nacionais em relação as internacionais?

As corridas nacionais têm muito o que melhorar. As internacionais são mais antigas e as empresas têm mais experiência na organização desses eventos. Em algumas provas internacionais, a cidade toda para para assistir à maratona. Não se trata apenas de um dia de corrida mas sim de um final de semana todo de festa, onde a cidade vai receber milhares de turistas para participar de inúmeros eventos que fazem parte do "pacote" da corrida. Acho que estamos evoluindo bem, mas ainda temos muitos pontos a melhorar. 
Primeira Meia Maratona
Uma competição tem vários aspectos a se considerar antes de participar, como o percurso, se é de dia ou de noite, as dificuldades da prova, as necessidades de cada corredor, entre outros. No entanto, com sua experiência em corridas de rua e avalições das mesmas, gostaria que expressasse sua opinião e nos dissesse qual competição de 5km ou 10km, você indicaria para um corredor iniciante participar pela primeira vez?
5km! Para quem está começando, acredito que seja fundamental conhecer o clima de uma corrida, ganhar a sua primeira medalha, cumprir o primeiro desafio. A preparação para uma corrida de 5km é mais curta e o iniciante vai poder viver esse momento mais rápido do que se resolver treinar para os 10km. 

Pegando o gancho da pergunta anterior, estou buscando qual a meia maratona vou participar esse ano pela primeira vez. Claro que leva-se em consideração diversos aspectos, mas gostaria de lhe perguntar qual meia maratona você correu pela primeira vez e qual você indicaria para um corredor (que nem eu), participar pela primeira vez?

Acho a meia maratona a prova mais "gostosa" que existe. Não é aquele esforço gigante de uma maratona e nem tão comum quanto uma corrida de 10km. Acho a distância ideal! Se pudesse, participava de uma meia maratona todo mês! Existem várias provas bacanas por aí. Se fosse a minha primeira meia maratona, eu correria alguma na minha cidade. Se não existir meia na sua cidade, não corra nenhuma que seja televisionada pois começam muito tarde. Uma sugestão: qualquer uma do circuito Golden Four da Asics. Esse circuito já recebeu avaliações muito positivas no RunAdvisor.
Maratona de Porto Alegre
Em poucas palavras defina: o que é a corrida para você?

Corrida é estilo de vida! É a prática diária de disciplina, determinação e auto conhecimento!

0 comentários: