Dicas de Corrida para Iniciantes

23:56 Rafaela Marreiros 0 Comments


Hello Dress to Runners!


Vamos falar de corrida?! Muitos me perguntam o que é preciso para começar a correr. Que tênis comprar, que roupa usar, quantos km correr no início...enfim, várias perguntas. Então, para esclarecer as dúvidas de muitos leitores irei compartilhar um pouco do que sei e do que é essa paixão chamada corrida.



Comecei a correr em um período da minha vida em que me viciei na sensação que a corrida me proporcionava. Me viciei tanto que a corrida acabou virando uma “droga” para mim, no bom sentido da palavra, claro. Só que eu apenas corria (e 5 vezes por semana), sem fazer fortalecimento muscular (que é essencial), e percebi que eu estava “sumindo”. Acabei parando de correr tanto e resolvi voltar para academia. Mas, não deixei de correr aos domingos.



Quando comecei a correr não em preocupava muito com tempo ou ritmo apenas corria pelo simples prazer de correr. Quando resolvi direcionar a corrida para atingir um objetivo específico que é participar de uma meia maratona, descobri o quanto eu não sabia sobre o esporte que praticava e tanto amava. Pace, distância percorrida, kit de hidratação, frequencímetro eram termos que desconhecia. Quando decidi me dedicar aos treinos, acordava, incrivelmente, às 5 horas da manhã e mesmo com preguiça ia mesmo assim. À princípio, é difícil de acreditar, mas quando você transforma aquilo em sua rotina e incorpora a seu estilo de vida, é difícil de largar.



Antes eu corria com qualquer tênis nem me importava com modelo, amortecimento ou o tipo de pisada que tinha. Hoje, eu sei que isso faz toda a Diferença!! Believe me, já tive umas 3 tendinites. O ideal antes de comprar um tênis de corrida seria fazer o exame de baropodometria, que avalia a sua pisada e também sua postura. Com informações como essas fica mais fácil comprar o tênis apropriado para você.




Todo mundo sabe que devemos beber no mínimo 2 litros de água por dia isso sem fazer exercícios, imagina então correndo?! Antes, eu só bebia antes e depois de correr, só que sentia minha pele muito seca. Depois, entendi que a pele seca era causada pela falta de hidratação durante a corrida. E, isso é um erro fatal! Devemos nos hidratar antes, durante e depois de qualquer atividade física. Foi aí que resolvi comprar o kit de hidratação, que nada mais é que garrafinhas de água que carregamos conosco amarradas na cintura que lembram uma pochete. O bom é que além da água dá para carregar a chave do carro e o dinheiro do abacaxi ou da água de coco sem ficar batendo cabeça pensando onde você irar por tudo isso.


Uma playlist é indispensável para quem curti correr ao som de uma boa música, mas onde pôr o celular?! A dica é você ir atrás de um porta celular específico para seu modelo e aí, só pôr no braço e correr sem se preocupar. Monte uma playlist com as melhores músicas que você gosta e que te deem um gás a mais na hora que você estiver mais cansado. No meu caso, sou bem eclética escuto muito reggaeton (adoro música latina), bem como jazz, rock, pop e eletrônica, até o tango de Roxanne versão Molin Rouge está presente na minha playlist, pra você ver o quanto diferente eu sou em relação a música. ;D





Quanto às roupas é importante você vestir roupas leves e de tecidos com a tecnologia dry-fit, que absorvem o calor e não deixam você pesado como uma roupa comum o deixaria. Eu só corro com shorts, já que o calor de nossa cidade não é nem um pouco convidativo para uma corrida com calças. Já fiz até um post só sobre roupas para correr que vocês podem conferir aqui.




Quanto ao lugar, eu nunca gostei de correr em esteira e em um lugar fechado com ar condicionado que dificulta a transpiração. Gosto de correr e de suar ao ar livre em contato com a natureza, não há nada melhor em se sentir conectado à Ela. Imagina se eu morasse em uma cidade praiana?! Seria rata de praia Messssmo! Mas, cada com suas preferências. Uma dica é você testar para ver o que se identifica mais: uma esteira ou asfalto?!




Ajuste seu app de corrida, no meu caso uso o Nike Running, que é super completo e tem um acompanhamento de voz bem legal que vai dando informações à respeito do pace médio e distância percorrida. Mais sobre apps para corrida vocês encontram aqui.

"Let’s run but first let me take a selfie”, se você gosta de tirar selfies e sair bonita nas fotos lhe aconselho a tirar foto antes da corrida, enquanto você ainda está linda porque depois o cabelo já não é mais o mesmo, seu rosto vai está todo suado e talvez você acabe nem postando a foto. Eu tiro depois mesmo, já com toda adrenalina no corpo e aquela sensação de bem-estar pós-corrida que é priceless.





E, para fechar com chave de ouro: uma água de coco geladinha. Não há melhor refresco após uma corrida. Bebo sempre! Corram, caminhem, tentem de alguma forma. Os resultados só vem até nós quando trabalhamos para eles acontecerem.


0 comentários: