MOTIVAÇÃO DA SEMANA : MARCELLO PAIVA (#30TODODIA)

09:12 Rafaela Marreiros 0 Comments

Eita que fazia tempos, ages até, que não tínhamos um motivation of the week aqui no blog, né?! E, quem está precisando aí de um empurrãozinho para começar finalmente a se Mexer, hein?! Quem já ouviu falar no 30 todo dia? Já imaginaram fazer 30 minutos de atividade física todos os dias? Não?! Pois, foi com essa ideia na cabeça e a vontade de motivar pessoas, que Marcello Paiva, o idealizador do @30tododia, colocou essa ideia em prática e hoje leva informação, motivação e desafios a mais de 200 mil seguidores. Com vocês, nossa motivação dessa sexta (só para dar aquele peso na consciência no final de semana hahaha), Marcello Paiva. ;)


Acompanho o 30 todo dia desde o começo porque me identifiquei com a ideia logo de cara. Como surgiu o 30 todo dia? O que te levou a criar esse projeto?
Sou professor de educação física e a ideia inicial sempre foi de criar um canal de comunicação de saúde feito por profissionais de saúde. Com a facilidade da comunicação e da tecnologia dos tempos de hoje resolvi eu criar esse canal. Reuni no 30tododia a opinião de diversos profissionais de saúde com o objetivo de informar a população sobre os males do sedentarismo com dicas, receitas, artigos, encontros etc... No fundo o que me levou a criar esse canal é o fato do sedentarismo atingir mais de 90% da população mundial e a solução é mais simples do que muitos imaginam, a solução é fazer 30 minutos de exercícios todos os dias que é a recomendação da OMS contra o sedentarismo. Assumi essa responsabilidade como educador físico de espalhar esse conceito e levar saúde para a vida das pessoas.

Você como educador físico e com anos de experiência na área já deve ter trabalhado com pessoas com os mais diversos objetivos como emagrecer ou ganhar massa muscular. Algumas devem ter começado e não terminado, outras ficaram pelo meio do caminho e outras acabaram adotando a saúde como um estilo de vida. Sendo assim, durante seus anos de profissão, o que levou as pessoas a desistirem e o que as levou a continuarem na rotina de treinos e uma alimentação balanceada?
Essa resposta é simples a resposta é a META. Quando uma pessoa tem uma meta realmente clara e palpável ela permanece fazendo atividade física já quando essa meta é vaga ou de pouca importância para pessoa ela desiste ao sinal da primeira dificuldade. Costumo tratar a meta com a real importância que ela tem na vida das pessoas por exemplo: o cliente quer perder 5 kg, muitas das vezes isso é um desejo não uma meta. A primeira pergunta que se deve fazer é para que você quer perder 5kg? Onde você vai chegar ao perder 5kg? Está disposto a pagar o preço para chegar na meta?
Resumo, o exercício e a saúde não podem ser um fim mas sim um meio de chegar a algum lugar.


Durante os últimos três anos e com o advento das redes sociais, podemos observar que houve um boom de pessoas aderindo a um estilo de vida mais saudável e compartilhando isso nas redes. Como você avalia a relação entre as pessoas e os “perfis fitness”, onde hoje qualquer um pode indicar algum alimento, mostrar sua rotina de treinos e várias pessoas acabam por seguir aquilo à risca sem buscar ajuda profissional?
Acredito que esses perfis tem um papel fundamental em motivar as pessoas a saírem de suas rotinas sedentárias e os primeiros beneficiados nesse processo são os próprios criadores dos perfis, pois assim eles mantêm uma rotina de postagens e dicas fazendo com que ao longo do tempo tenham melhoras na sua saúde e na sua vida. Quando você se compromete a fazer uma postagem para o seu seguidor as chances de desistir ao longo do processo são muito menores, a meta dessa pessoa é postar uma rotina de atividade física e alimentação saudável e quando você tem essa rotina é claro que você vai melhorar. Acredito que cabe ao profissional de saúde se posicionar nas redes sociais para que o seguidor faça a sua escolha.


Você sempre lança um desafio #30tododia durante a semana como forma de incentivar os seguidores a tentarem algo novo. Em sua opinião, essa seria uma forma eficiente para aqueles que vivem pensando em desistir da rotina de treinos e da dieta a se manterem firmes em seus objetivos?
As pessoas desistem por não saberem para onde estão indo, por não terem uma meta e o desafio da semana tem exatamente esse objetivo, se o seguidor não sabe o que fazer eu dou a ele uma sugestão toda a semana diferente para que ele adquira rotina. O desafio pode ser muitas das vezes simples mas faz com que a pessoa repense seus atos e busque se melhorar sempre. Regularidade é segredo e para isso é importante estarmos sempre em progresso.


Com o advento dos exercícios funcionais, do crossfit e de outras modalidades de atividades físicas, qual a importância da musculação tanto para quem quer emagrecer quanto para quem quer ganhar massa muscular? Seria suficiente só fazer exercícios funcionais, por exemplo?
A musculação tem um papel importante seja qual for o objetivo da pessoa. Lá você consegue controlar todas as variáveis com segurança e eficiência se devidamente manipuladas. Antes de falar se um exercício é melhor ou pior que o outro, acredito que o bom exercício é aquele que você faz. Se a pessoa gosta de crossfit ótimo, se gosta de funcional ótimo também e tudo depende do objetivo da pessoa.


Eu amo correr, e esse ano planejo participar da minha primeira meia maratona. Você já participou de alguma competição de corrida de rua? Se sim, qual foi? E, qual a sensação de cruzar a linha de chegada?
Prefiro as provas curtas de 5km, já fiz diversas e a sensação para mim é sempre de acabar o mais rápido possível rsrsrsrsrs mas acredito que a preparação para uma meta como a meia maratona traga grandes benefícios para o praticante e principalmente ao estimulo a disciplina e superação. Tenho certeza que será uma experiência única para você.



O dia para todos tem 24 horas, tudo depende de como usamos essas horas a nosso favor. No seu dia quais são seus melhores 30 minutos?
Gosto de fazer muitas coisas ao mesmo tempo mas os meus 30 minutos preferidos são quando estou aprendendo algo novo, gosto sempre de estar progredindo em todos os campos da vida.


Se você pudesse recomendar uma atividade física para nossos leitores que não precise gastar muito e que seja acessível para a maioria, qual seria?
Recomendo a caminhada, atividade que a princípio não precisa de muita coisa, um tênis e vontade de fazer e a minha sugestão para os iniciantes é vai 15 minutos e volta 15 minutos simples assim.


Qual mensagem você deixaria aqui como incentivo àqueles que merecem um empurrãozinho para começarem uma rotina saudável?
A mensagem é simples:
Tenha uma meta (30 minuitos), tenha regularidade (todos os dias) e tenha compromisso com o que você se propor, seja com a sua saúde ou com seus estudos ou com a sua família. Viva o conceito #30tododia na forma mais simples dele. Tenho certeza que se você se dedicar a fazer 30 minutos todos os dias de qualquer coisa em breve você vai estar craque. Obrigado pela oportunidade, Marcello Paiva @paivamarcello


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