Viajando para os States: Step Two - Visto

12:23 Rafaela Marreiros 0 Comments

Olá pessoal,
Agora que vocês já sabem como retirar o passaporte vamos para o outro passo que é o tão sonhado Visto Americano. Com relação ao visto ele é essencial para a sua viagem, pois o visto é uma espécie de permissão que o país te oferece para entrar nele. Mas, não necessariamente, te garante a entrada.
Esse tipo de permissão na Europa funciona de forma diferente. Apenas se você deseja passar acima de três meses, você irá solicitar o visto. Mas nos EUA se você deseja passar alguns dias é necessário o visto. Então, vamos ao passo a passo para a solicitação de um visto de turista.

By Andrew Louis


Primeiro passo: você deve preencher um formulário que se chama DS-160. Esse formulário você encontra disponível neste link (http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/ds160.html). Para o preenchimento do formulário é necessário um nível básico de inglês, pois o formulário está todo em inglês e, muita paciência, pois ele é super longo. Mas, don´t worry. Qualquer coisa usa o nosso velho amigo google tradutor, rsrs, só tenham cuidado na hora das traduções nada a ver.

Segundo passo: você deve pagar a taxa de solicitação do visto MRV que custa no valor de $160 dólares. Faça a conversão em reais e veja que esse mimo não custa barato. Eu fiz aqui com a cotação de hoje e o visto sairia por R$640 reais. Para o pagamento você deve utilizar um cartão de crédito internacional pois o valor é em dólar.

Terceiro passo: após realizar o pagamento, você deverá fazer o agendamento de sua entrevista na embaixada americana e do seu comparecimento ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) através desse link que está todo em português (facilita muito mais nossa vida) https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv . Antes da entrevista na embaixada, que você pode realizar em Brasília ou nos consulados de Recife, São Paulo ou Rio de Janeiro, você deverá ir ao CASV para eles coletarem seus dados biométricos. O CASV não fica no mesmo endereço da embaixada, mas para ele há mais opções de cidades como Belo Horizonte e Porto Alegre, além das cidades com consulados americanos (Recife, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro). Resumindo a ópera, serão necessários dois dias (um para o CASV e outro para a entrevista) em uma dessas cidades, caso você não more em nenhuma delas, para realizar todo o procedimento de solicitação de visto.


Quarto passo: os documentos que você precisará levar para o CASV e para a entrevista estão nos links acima, mas entre eles estão: o passaporte, a página de confirmação do preenchimento do formulário, comprovante de pagamento da taxa MRV, a página de confirmação do seu agendamento e todos os seus documentos pessoais. Ou seja, você deverá levar sua vida inteira em documentos...kkk. Mas, não necessariamente eles irão te pedir para ver todos. No meu caso, só viram os documentos básicos mesmo bem como no caso da Rafa. Mas, é sempre bom estar precavido com todos os documentos necessários em mão caso lhe seja solicitado, do que na hora não ter e ficar comprometido todo o seu processo de solicitação de visto.


Quinto passo: o momento da entrevista é um momento muito importante, pois você deve demonstrar os seus objetivos para a aquisição do visto americano. Para isso você deve comprovar que você não tem nenhuma intenção em morar no país e sim o desejo de visitar e conhecer os pontos turísticos e um pouco da cultura de americana. Para isso você deve levar alguns documentos extras como, por exemplo; comprovante de imposto de renda, saldo de sua conta bancária ao longo de três meses, se trabalha, algum tipo de declaração da empresa que você trabalha e se casado sua certidão de casamento. O objetivo de tanto documento é comprovar o seu desejo de apenas conhecer o país e que tem vínculos fortes (that’s the key) no Brasil e dessa forma não deseja morar nos EUA.


Sexto passo: O momento da entrevista. A entrevista é um momento muito tenso, pois você já fez todos esses passos e pode receber o tão esperado “SIM” ou um indesejado “TENTE OUTRA VEZ”. Então fique calmo e leve todos os documentos e aguarde as perguntas do agente do consulado.
P.S. Meus amigos, para esse momento da entrevista haverá um terceiro e último post para dar dicas de como se comportar na entrevista e irei falar da minha experiência na embaixada americana.

Sétimo passo: Tendo sido aprovado seu visto (você sabe na hora), você irá entregar seu passaporte para eles e depois irá receber em casa em torno de uma semana depois já com seu visto estampado em uma das pages do seu passaporte. O visto de turista, atualmente, vale por 10 anos, ou seja, você pode ir e vir dos EUA por 10 anos sem precisar de outro visto. O Brasil, atualmente, se encontra em fase de adaptação às normas americanas para que nós brasileiros não precisemos mais de visto para viajar para os EUA.


Pode parecer muita coisa, mas lhes digo que é super prático TODO o processo e super rápido também. Todos os agendamentos são com hora marcada e eles são pontuais e no geral bem fast, não tenho do que reclamar da agilidade do atendimento americano. Se for a primeira vez que estejam tirando seu visto ou não querem ter todo o trabalho de fazer por conta própria, procure um agente de viagens especializado em solicitação de vistos, ele será a pessoa mais indicadas a lhes auxiliar durante todo o processo.
Um forte abraço e Let´s travel!!!

0 comentários: