Viajando para os States:Step Three - Entrevista

17:21 Rafaela Marreiros 0 Comments

Olá!
My friends, estamos no último post da série viajando para os States. Neste post você terá algumas dicas para a entrevista no consulado americano. Muitas pessoas seguem todos os passos certinhos e quando chega na hora da entrevista recebem o famoso “Tente outra vez, o seu visto não foi aprovado”. Essa resposta deixa qualquer um triste principalmente por conta de todo um investimento que você fez para chegar até ali.
Para evitar essa resposta triste do consulado você pode seguir esses passos e assim, abrir mais possibilidades de um “SIM”. Vamos às dicas!
By Andrew Louis


Primeira dica: Leve todos os documentos em uma pasta. Todos os documentos que você viu no post 2 e no link que disponibilizamos, leve tudo organizado em uma pasta. Bonus Tip: Tudo que comprove que você tem fortes laços com o Brasil e que seu intento não é de morar nos EUA são os the best documents. Ex: Se estuda em uma universidade, leve a declaração da mesma ou se trabalha em uma repartição pública (melhor ainda), leve docs que comprovem isso, inclusive de seus pais, caso eles estejam financiando sua viagem.

Segunda dica: não tente estender a entrevista. Seja objetivo na hora da entrevista. Eu sei que você pode tentar usar o jeitinho brasileiro e tentar puxar um papo descontraído, mas eles não vão cair nessa. Tente ser o mais objetivo possível. Por exemplo, se perguntar o objetivo de sua viagem diga “vou para conhecer Miami, Orlando, Nova York” , e não prolongue tentando falar coisas que não foram perguntadas do tipo “porque sempre foi meu sonho conhecer a Disney e tirar uma foto com a Elza do Frozen”; rsrs.

Terceira diga: seja o mais verdadeiro possível. O consultor a todo momento vai e volta com as perguntas para checar se as informações que você está falando são verdadeiras. Se for mentira você acabará se enrolando e o agente irá sacar na hora!

Quarta dica: não vá com roupas muito extravagantes e com muitos acessórios. Lembre-se que existe um “dress code”  para toda ocasião e essa é uma ocasião especial. Você vai passar por detectores de metal, vão verificar se não tem algo pontiagudo e se você for “básica” e sem muita coisa você pode evitar alguns constrangimentos. Bonus Tip: Não leve celular!!!


Quinta e última dica: tente ser o mais natural possível e deixe o nervosismo lá fora. Eu sei que é complicado, mas tente ser o mais calmo possível e o resultado positivo virá.


Dica Plus 1: Se você fala Inglês é possível que a entrevista possa ser em inglês, mas isso não quer dizer muita coisa. Apenas vai deixar o consultor mais tranquilo, pois ele é um nativo americano então você deve ficar ciente e atento de suas resposta em inglês e não se enrolar na língua.
Com relação a minha experiência foi muito tranquila, eu fui a Brasília fazer todo o processo do visto, pois tenho uma tia que mora lá. Isso deixou o custo um pouco mais barato. Se tiver aonde ficar em uma das cidades com embaixada melhor ainda.

No momento da entrevista eu estava com todos os documentos e transcorreu muito bem. A minha entrevista foi cerca de dez minutos e as perguntas que me fizeram foram sobre o local que eu iria e os objetivos da viagem (eles sempre perguntam isso). Respondi sem muitos rodeios, eu fui direto ao ponto e logo em seguida o consultor disse que meu visto tinha sido aprovado e depois de 15 dias recebi meu passaporte com o visto em casa. A validade do Visto Americano é de dez anos. Espero que eu tenha ajudado vocês nesta série de posts e qualquer dúvida é só nos escrever. Let´s travel!!!

Dica Plus 2: Mesmo que não seja seu destino, como é visto de turista, diga que vai para Miami, New York, Orlando, Vegas, essas cidades que são mais turísticas e é para onde a maioria vai. Quando você fala de outros destinos nem tão comuns isso gera mais perguntas, que foi o que aconteceu no caso da Rafa que na primeira vez foi para Austin, Texas para estudar. Como não é um roteiro que todos fazem, o consultou a perguntou o porquê da escolha daquela cidade. E, mais outra dica people: Não é preciso está com passagem comprada antes de tirar o visto e Nem Deve!! Porque caso você tenha seu visto negado o que você fará com as passagens?! #ficaadica





0 comentários: