Benefícios do Sol: da vitamina D ao combate à depressão

01:11 Rafaela Marreiros 0 Comments

Olá Pessoal,
Hoje vou falar de algo muito interessante que aconteceu comigo alguns dias atrás. Eu todo ano faço um check up para saber como estou fisicamente e aconteceu algo bem interessante aconteceu nesta minha última visita ao médico e eu gostaria de compartilhar com vocês.

By Andrew Louis


Mês passado fiz meus exames de rotina e em um dos exames o médico descobriu que estou com um baixo nível de vitamina “D”. As pessoas que me conhecem sabem o quanto eu não gosto de sol, eu sou como um vampiro que corre quando vê a luz do sol kkkk e isso não é bom para a saúde. Então, o médico me deu um simples conselho; vá para a praia e tome sol ou mesmo acorde um pouco mais cedo e faça uma caminhada na rua pegando um pouco de sol.

Depois desse conselho simples eu fiz uma pequena pesquisa sobre os benefícios que o sol pode trazer para a nossa saúde. Eu confesso que sempre enxergava o sol como um verdadeiro vilão, mas hoje já estou o considerando my BFF. Então vamos conhecer alguns benefícios que o sol pode nos dar.

O primeiro benefício e essencial para nossas vidas é a produção de vitamina D: A pele em contado com os raios do sol vão absorver os raios UVB que são os responsáveis pela produção da vitamina D. Nesse sentido a pele vai produzir naturalmente essa vitamina a medida que vai interagindo com o ambiente e mesmo em dias nublados a vitamina D é produzida.


O segundo benefício está relacionado ao fortalecimento dos ossos: A vitamina D produzida pela interação dos raios UVB em nossa pele traz como benefício o fortalecimento da massa óssea. E isso é muito importante principalmente para as mulheres que possuem um perca de massa óssea mais acentuada se comparado com os homens.

Um terceiro beneficio muito interessante esta relacionado ao combate a depressão: com a luminosidade, o cérebro reduz ou interrompe a produção de melatonina, substância que provoca relaxamento corporal, cansaço e sonolência e uma das principais da depressão. É por isso que em países com baixa incidência solar, o índice de depressão na população é tão alto.


Quarto benefício está ligado ao combate de doenças respiratórias: Pessoas que possuem quadros de bronquite, asma e outras doenças respiratórias possuem um alto grau alérgico a ácaros e fungos que estão sempre presentes em locais com baixa incidência de raios solares. Em sua casa, por exemplo, o ideal é que você possa colocar seu colchão pegando um pouco de sol em algum momento na semana, pois ele fica constantemente no seu quarto, em um ambiente fechado o que propicia o acúmulo de ácaros que são os inimigos numero 1 de quem possui problemas respiratórios.

E a minha última dica é em relação ao tempo e cuidados com a exposição solar. Embora os raios solares tenham todos esses benefícios para nossa saúde, temos que ter cuidado com os horários e o tempo de exposição. O que é recomendado é que se tome sol nos horários antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas. Além disso, evitar exposição solar de forma demasiada. E nunca, nunca mesmo, se esqueça de usar protetor solar já dizia Pedro Bial, né?!



0 comentários: